Descubra as Rotas Gastronômicas de Floripa e Região

Florianópolis além de ser famosa pelas suas praias e belezas naturais, foi a primeira capital brasileira reconhecida pela UNESCO como “Cidade Criativa da Gastronomia”, por causa da sua rica cultura e sabores que temos a oferecer. A iniciativa apoia a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, através de parcerias mundiais. Para quem gosta de se deliciar com comidas, Floripa oferece uma infinidade de opções gastronômicas.


Os pratos típicos de Floripa e Região são fruto do contato entre indígenas e açorianos, que ao longo do tempo foram aprimorados pelos seus descendentes, adicionando novos ingredientes. Alguns pratos típicos são os peixes: tainha e anchova, as ostras, o berbigão, pirão d’água, camarão e muito mais.


Em grande maioria nossa especialidade são os frutos do mar, que são pescados na ilha mesmo e servidos fresquinhos nos restaurantes. Inclusive, somos referência nacional no cultivo de ostras! É possível encontrar todas essas delícias em muitos restaurantes espalhados pelas 6 Rotas Gastronômicas da região. Confira cada uma delas e as nossas dicas:


  • Rota Gastronômica do Ribeirão da Ilha


Se você deseja comer ostras, aqui é o lugar certo! O bairro do Ribeirão da Ilha é conhecido por sua arquitetura e culinária de base açoriana É possível encontrar bares e restaurantes com pratos de frutos do mar, como polvo, camarão, lula, marisco, assim como cafés e doces portugueses.

No Brasil, 90% das ostras consumidas são provenientes das fazendas marinhas de Santa Catarina, principalmente as da região de Florianópolis, incluindo as fazendas do Ribeirão da Ilha e Santo Antônio de Lisboa.

A rota está localizada no sul da ilha de Santa Catarina e fica próxima ao Aeroporto Internacional de Florianópolis, o FloripaAirport.

Não deixe de conhecer os restaurantes frente ao mar e a famosa ostra do Ribeirão da ilha. Nossa dica é o Rancho Açoriano!


  • Rota Gastronômica do Sol Poente

A Rota Gastronômica do Sol Poente leva esse nome por ser conhecida pelo pôr-do-sol encantador, considerado o mais bonito da ilha.

Aqui a especialidade também são as ostras, assim como outros frutos do mar, mas você pode encontrar comidas italianas e portuguesas nesta rota também.

Está localizada no norte da ilha e engloba os bairros de Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui. Nesta Rota é possível fazer a experiência das ostras onde você pode ir até uma fazenda marinha, entender como funciona o processo de crescimento desse molusco e na volta degustar essa iguaria feita das mais variadas formas e harmonizadas com um bom vinho, uma cerveja ou uma cachaça artesanal.



Temos 3 indicações para você apreciar: Villa do Porto, Freguesia Bar e Amalfi Ristorante.


  • Rota Gastronômica de Coqueiros


Basta atravessar a ponte e você já consegue achar os primeiros restaurantes, essa rota abrange os bairros Coqueiros, Itaguaçu, Bom Abrigo e Abraão. Um pouco diferente das outras rotas, esta já possui mais diversidade com opções desde comidas mexicanas, peruanas, até japonesas além dos tradicionais frutos do mar. Além de comer comidas deliciosas, você ainda pode apreciar a vista para a Baía Sul de Floripa.

Nossa dica é aproveitar para conhecer a filial do Rancho Açoriano em Coqueiros!


  • Rota Gastronômica da Lagoa da Conceição


Com certeza você já deve ter visto um cartão postal com a localização dessa rota: a Lagoa da Conceição! Conhecida por sua incrível beleza natural que encanta cada visitante, ainda possui alguns dos melhores restaurantes da região. A rota mistura o antigo com o contemporâneo, já que é famosa por suas baladas, mas também cultiva costumes tradicionais.

É nela que nasceu a sequência de camarão, prato que inclui camarões preparados de diversas formas: ao alho e óleo, à milanesa e ao bafo, além de casquinhas de siri e filé de peixe grelhado ao molho de camarão.

Um passeio imperdível é visitar a tradicional comunidade da Costa da Lagoa, um vilarejo isolado, acessível apenas por trilhas ou barcos – o principal meio de transporte na região. A Costa da Lagoa é famosa por seus inúmeros restaurantes de frutos-do-mar, que, em geral, contam com um atendimento diferenciado e uma vista espetacular.


  • Rota Gastronômica Ponta Norte

A Rota Gastronômica Ponta Norte, é a mais nova rota formada em Florianópolis e foi criada para impulsionar o turismo gastronômico da região.

Contempla os bairros de Lagoinha, Ponta das Canas, Cachoeira do Bom Jesus e região e conta com mais de 20 estabelecimentos que atendem os mais variados tipos de paladares, que vão desde restaurantes com alta gastronomia a restaurantes à beira mar com especialidades em frutos do mar.


  • Rota Gastronômica de Jurerê

A Rota Gastronômica de Jurerê, também implementada recentemente, foi criada para fomentar o comércio e o entretenimento da região.

Conta com aproximadamente 50 estabelecimentos incluindo restaurantes, hotéis e clubes de praia. É nela que está localizado o Jurerê Open Shopping, coração pulsante de Jurerê Internacional.

  • Outros bairros e cidades


Indicamos também em outras áreas: Centro de Florianópolis - Pier 54, Botequim, Box 32 e Outback no Beiramar Shopping. Já O Porto da Pirataria está localizado na em frente à Baía dos Golfinhos, no município de Governador Celso Ramos, contando com uma vista lindíssima e com os pés na areia.


Gostou das nossas indicações? Venha aproveitar todas essas delícias gastronômicas em Floripa e Região!


Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades!

Instagram

Facebook


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo