Experiência única: Projeto Tamar

Atualizado: 2 de fev.

A Fundação Projeto Tamar atua no litoral brasileiro desde a década de 80 com a missão de promover a recuperação de cinco espécies de tartarugas marinhas, desenvolvendo ações de pesquisa, manejo e proteção dessas espécies, além de atividades de envolvimento comunitário, inclusão social, sensibilização e educação ambiental, valorização da cultura local e geração de oportunidades de trabalho e renda.


Como resultado desse esforço contínuo vem obtendo conquistas importantes: recuperação das populações comprovada, ampliação do conhecimento científico, apoio das comunidades litorâneas que cessaram o uso direto das tartarugas passando a protegê-las sensibilização e apoio da sociedade em geral e a geração de recursos próprios (sustentabilidade).


Conheça a história do Projeto Tamar


No final da década de 70 não havia registro algum de qualquer trabalho de conservação marinha no Brasil e as tartarugas marinhas já integravam a lista das espécies em risco de extinção, elas estavam desaparecendo por causa da captura incidental em atividades de pesca, da matança das fêmeas e da coleta dos ovos na praia.


Foi mais ou menos nessa época que um grupo de estudantes da Faculdade de Oceanografia na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) começou a organizar expedições a praias desertas e distantes para desbravar, descobrir, pesquisar, conhecer o litoral do país e as ilhas oceânicas. Ao mesmo tempo, o grupo fazia pesquisa dirigida, com o apoio do Museu Oceanográfico do Rio Grande.


Durante uma expedição realizada ao Atol das Rocas, em 1977, esses estudantes encontraram rastros e muita areia remexida, produzida pelas tartarugas que subiam à praia para desovar, durante a madrugada. Em uma dessas noites, os pescadores que acompanhavam os estudantes mataram onze tartarugas de uma só vez. A imagem foi chocante para os que viram a cena, que foi devidamente fotografada e anexada em um relatório, encaminhando ao órgão ambiental federal.


Essas expedições e as pesquisas realizadas acabaram servindo de alerta para a necessidade urgente de proteção do ecossistema marinho. Assim, em 1980, foi criado o Projeto Tartarugas Marinhas. O nome Tamar surgiu a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha. Em 1988 foi criada a Fundação Pró-Tamar para apoiar os trabalhos de conservação e pesquisa.


O Projeto Tamar é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem-sucedidas experiências de conservação marinha, sendo modelo para programas no mundo inteiro, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental.


Descubra todas as atrações disponíveis

  • Tanques e aquários: São cinco tanques com quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no litoral brasileiro em diferentes estágios de vida: tartaruga verde, tartaruga cabeçuda, tartaruga oliva e de pente. Tem ainda uma piscina e um aquário com animais da região.


  • Espaços temáticos: conta com exposição permanente com painéis explicativos que apresentam o ciclo de vida, importância ecológica e as principais ameaças à sobrevivência das tartarugas marinhas, trabalho de proteção e pesquisa, valorização cultural e inclusão social realizado nas comunidades costeiras; réplicas em tamanho real das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil; sala de vídeo com capacidade para 50 pessoas; Espaço do Saber com esqueletos, cascos, réplica de ninho de tartaruga e filhotes conservados em formol. Há também espaço para exposições fotográficas de artistas ou instituições parceiras do Projeto Tamar e área para exibição de vídeos de cunho ambiental e cultural.


  • Biólogo por um dia: Este programa possibilita que o visitante tenha a inesquecível experiência de conhecer e acompanhar o trabalho que a Fundação Projeto Tamar desenvolve para a proteção das tartarugas marinhas. Crianças e adultos de todas as idades, acompanhados por um monitor, podem acompanhar de perto as ações de educação ambiental realizadas no centro de visitantes, além de conhecer os bastidores do trabalho de manejo e cuidado com as tartarugas marinhas, preparo e alimentação dos animais.


  • Loja Fundação Projeto Tamar: A loja de produtos Tamar é mais uma oportunidade para contribuir com o trabalho de pesquisa e conservação das tartarugas marinhas. São comercializados produtos confeccionados no Brasil, principalmente o material produzido pelas confecções da Fundação Projeto Tamar nas localidades de Regência/ES e Pirambu/SE e também pelos grupos de artesanato apoiados. A renda obtida é integralmente aplicada nas atividades desenvolvidas: proteção e pesquisa, sensibilização e educação ambiental, geração de emprego e renda, inclusão social e envolvimento comunitário.


  • Espaço infantil: Espaço destinado à recreação das crianças, com recortes de animais marinhos para serem coloridos, vídeos e livros infantis com temas da conservação dos oceanos. (As atividades que geram aglomeração de pessoas estão temporariamente suspensas como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus).


  • Espaço cultural: Espaço destinado a apresentações musicais, teatrais e artísticas em geral, demonstrando que o tema da conservação da natureza também está intimamente conectado com a arte. No local são ministradas aulas de capoeira gratuitas para a comunidade, além de shows nacionais e outros eventos. É um espaço aberto para apresentação de projetos parceiros e de artistas ligados à causa e que tenham interesse em divulgar seu trabalho aos nossos visitantes. Pelo palco de Florianópolis já passaram artistas como Lenine, Milton Nascimento, Stanley Jordan, João Donato, Dazaranha entre outros. Neste local também há um extenso gramado com réplicas dos personagens da Galera da Praia, disponível para piqueniques e recreação. (As atividades que geram aglomeração de pessoas estão temporariamente suspensas como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus).


  • Atividades interativas: Em alguns horários do dia são realizadas atividades mediadas pela equipe de monitores, que proporcionam maior interação dos visitantes com as tartarugas marinhas, sempre garantindo o devido distanciamento e segurança para ambos. As atividades interativas permitem ao visitante conhecer mais sobre o trabalho de pesquisa e conservação do Projeto Tamar, aprender sobre as tartarugas e toda a vida marinha. Diariamente são realizadas atividades interativas como: alimentação das tartarugas, alimentação dos peixes e atividades de enriquecimento ambiental. (As atividades que geram aglomeração de pessoas estão temporariamente suspensas como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus).


  • Visitas orientadas: Nesta atividade os visitantes percorrem todo o trajeto acompanhados por um monitor, que explica detalhes sobre a biologia e ciclo de vida das tartarugas marinhas, ameaças e impactos, além da história e o trabalho de pesquisa e conservação realizado pelo Projeto Tamar. As placas informativas e demarcações de sentido ao longo de todo o roteiro permitem que a visita também possa ser autoguiada. Além disso, baixando o aplicativo do Projeto Tamar é possível ler ou ouvir explicações nos pontos sinalizados. (As atividades que geram aglomeração de pessoas estão temporariamente suspensas como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus).


  • Retornos de tartaruga ao mar: O Projeto Tamar de Florianópolis também atua na reabilitação de tartarugas marinhas encontradas encalhadas ou debilitadas em todo o litoral de Santa Catarina. Quando recuperadas e após alta veterinária estas são devolvidas ao mar. É um momento incrível, que eventualmente pode ser acompanhado pelo público, quando representa uma importante ferramenta de sensibilização ambiental. Toda a atividade é mediada por um monitor que explica sobre o caso do animal, assim como as ameaças das ações humanas sob as tartarugas. (As atividades que geram aglomeração de pessoas estão temporariamente suspensas como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus).

Confira todas as informações sobre horários e valores no site www.tamar.org.br

* Valores especiais para hóspedes que contribuem com o room tax nos nossos hotéis associados.


Quer conferir todos os descontos disponíveis? Quem se hospedar num dos parceiros do Destino Floripa pode aproveitar vários benefícios! Acesse www.beneficiofloripa.com.br


Não esqueça de seguir as nossas redes sociais:


Instagram

Facebook


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo