Fortaleza de São José da Ponta Grossa: reabre à visitação pública

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa, localizada no norte da Ilha de Santa Catarina é um harmonioso conjunto arquitetônico circulado por espessas muralha e que foi tombado em 1938 pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.


A Fortaleza, que estava em processo de restauro foi reaberta à visitação em 21/03/2022 e agora está recebendo visitantes das 8h às 18h, durante todos os dias, incluindo finais de semana. Mas, embora esteja aberta ao público, a Fortaleza ainda está em obras, por isso, alguns espaços por enquanto não podem ser visitados como a Capela e o Paiol de Pólvora.


Em conjunto com as Fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones, formava o sistema triangular de defesa que deveria proteger a Barra Norte da Ilha contra investidas estrangeiras e consolidar a ocupação portuguesa no Sul do Brasil.


Começou a ser construída em 1740, pelo brigadeiro José da Silva Paes, juntamente com a bateria de São Caetano, que fica a 200 metros da Fortaleza e tinha como objetivo proteger de ataques a construção arquitetônica principal.


Entre 1970 e 1980, o IPHAN e a UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, começaram um processo de revitalização das fortalezas, e em 1990 a UFSC passou a assumir a gestão de São José da Ponta Grossa no projeto “Fortalezas da Ilha de Santa Catarina – 250 anos na História Brasileira”


Para chegar até lá é preciso ir até a Praia do Forte, no final de Jurerê Internacional, e o acesso à fortaleza é feito a pé circulando a murada no trecho que vai para a Praia do Forte. O outro caminho, que também contorna a construção e tem vista para o mar, ainda está parcialmente fechado em decorrência das obras.


Gostou da dica? Venha conhecer a história das Fortalezas e muito mais em Floripa e Região!


Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades!

Instagram

Facebook

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo