Ponte Hercílio Luz: cartão postal da capital catarinense.

Você sabia que a Ponte Hercílio Luz é a maior ponte suspensa do Brasil, com 821 metros de comprimento, 74 metros de altura e cerca de 5 mil toneladas de aço?


Ela foi inaugurada no dia 13 de maio de 1926, no começo do século passado e foi construída pela necessidade de ligar a Ilha de santa Catarina ao continente. Antes o trajeto só podia ser feito por barcos mas se o mar ficasse agitado a travessia era inviabilizada.


O canal do Estreito foi escolhido por ser o de menor distância entre a ilha e o continente, a ideia da ponte pênsil com barras de olhal surgiu porque era a mais viável economicamente, e atendia a necessidade da época. A equipe do projeto original era coordenada pelos engenheiros Steinman e Robinson. Os desenhos de produção dos componentes e a fabricação da estrutura metálica foram realizados pelas empresas United States Steel Products Company e American Bridge Company.


O material foi todo trazido dos Estados Unidos porque o Brasil ainda não tinha produção de ferro fundido e aço em volume suficiente para construir pontes como a que seria erguida na Ilha de Santa Catarina. Então, quatro navios de grande porte foram necessários para trazer as peças a Florianópolis.


No começo o nome seria “Ponte do Estreito”, que logo se tornou “Ponte da Independência”, e depois como homenagem ao governador da época foi dado o nome de “Ponte Hercílio Luz” . Ele faleceu antes da inauguração da ponte mas, atravessou uma réplica de madeira, construída por uma equipe liderada pelo delegado João Grumiché como um ato simbólico já que o governador estava muito debilitado de saúde.


Por quase 56 anos, a Ponte Hercílio Luz foi um importante instrumento da mobilidade urbana em Florianópolis, mas recebeu poucos serviços de manutenção, depois a estrutura passou por diversas reformas e ficou interditada por 28 anos. Após anos de restauração, a ponte foi reinaugurada no dia 30 de dezembro de 2019.


Hoje, a ponte é Patrimônio histórico, artístico e arquitetônico de Florianópolis e um dos mais importantes cartões postais da cidade.

Gostou da dica? Venha conhecer esse cartão postal e muito mais em Floripa e Região!

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades!

Instagram

Facebook

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo